On News: confira as noticias dessa quarta-feira, 30/10
29/10/2019 22:56 em Novidades

Ideia da Secretaria de Turismo é reabrir o Teleférico ainda no final de 2019 (Foto: Prefeitura Municipal)

 

CIDADE

- A Secretaria Municipal de Turismo de Poços de Caldas está realizando testes no Teleférico, visando seu retorno. A atração está parada desde 5 de setembro, quando houve a queda de uma das cabines durante a manutenção, ferindo o servidor Miguel Albano de Almeida. Segundo laudo divulgado semana passada, o aparelho operava no sentido horário, quando o normal seria o sentido anti-horário. Desta forma, o sistema de segurança não estava ativo e não detectou a falha da conexão entre o cabo e a cabine. No momento, estão sendo feitos testes mecânicos e eletromagnéticos para avaliar a condição do cabo que sofreu o impacto.

- A Guarda Mirim, projeto que proporciona o primeiro emprego a jovens de Poços de Caldas entre 16 e 18 anos, irá encerrar as atividades a partir de novembro. As normas de contratação não atendem às regras do programa Menor Aprendiz, de âmbito nacional. Nesse caso, os adolescentes deveriam estudar durante o dia em cursos de capacitação, trabalhando somente nos dias em que não houverem aulas. O Lions Club Urânio, responsável pela Guarda Mirim, já havia sido notificado pelo Ministério Público do Trabalho de Pouso Alegre em 2015, sendo ainda condenado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região a pagar uma indenização de R$ 20 mil por dano moral coletivo.

- Na última terça-feira, dia 29, aconteceu em Belo Horizonte o Conselho Técnico do Módulo I do Campeonato Mineiro 2020. A Caldense foi representada pelo diretor de futebol Serginho Maracanã e pelo supervisor de futebol Luisão. Ficou definido que todas as equipes se enfrentam em turno único na primeira fase e os quatro melhores se classificam para a semifinal, com partidas de ida e volta, assim como a final. Os dois piores colocados são rebaixados. O Campeonato Mineiro 2020 terá 15 datas, com início em 22 de janeiro, uma quarta-feira e final em 26 de abril, um domingo. A tabela deve ser divulgada até o dia 22 de novembro.

 

BRASIL

- A Arábia Saudita vai investir US$ 10 bilhões por meio de fundos soberanos no Brasil, informou o governo federal. Os setores contemplados ainda serão definidos, mas a tendência é que projetos de infraestrutura e agronegócio tenham prioridade. Para as definições, um conselho será formado nos próximos meses, com participação de representantes dos dois governos e da iniciativa privada dos dois países. Também está em discussão a simplificação de vistos de turismo e de negócios entre cidadãos brasileiros e sauditas. Na atual viagem de Jair Bolsonaro pela Ásia e Oriente Médio, o governo brasileiro sinalizou intenção de isentar vistos também para China e Índia.

 

MUNDO

- O ministro da Justiça chileno, Hernán Larraín, admitiu possíveis violações de direitos humanos por parte de forças de segurança que atuam nos recentes protestos no país. Ao menos 20 pessoas morreram desde o início da onda de manifestações, motivada pelo aumento nas tarifas do transporte público. Mesmo após o presidente Sebastián Piñera anunciar o fim do estado de emergência e a troca de oito ministros, os protestos continuaram durante a última terça-feira, dia 29. Segundo relatos de jornais locais, a maior parte das manifestações ocorreu de maneira pacífica, mas houve tumulto em algumas áreas fechadas pela polícia.

COMENTÁRIOS