On News: confira as notícias dessa sexta-feira, 25/10
24/10/2019 22:25 em Novidades

Primeiro bebê nascido na UPA foi acolhido com carinho pela equipe da unidade (Foto: Prefeitura Municipal)

 

CIDADE

- A Polícia Civil divulgou na última quinta-feira, dia 24, o resultado do laudo pericial sobre a queda de uma das cabines do Teleférico, ocorrida dia 5 de setembro. Segundo as investigações, o bondinho estava mal acoplado ao cabo que o sustentava. No momento do acidente, a cabine descia do alto do Cristo em direção à estação pelo sentido inverso, procedimento comum em casos de manutenção, para agilizar o processo. No entanto, o sistema que informa problemas de acoplamento não funciona nesses casos, deixando de alertar para o risco de uma queda. Por enquanto, ainda não é possível afirmar se houve falha humana ou técnica.

- Um atendimento diferente mobilizou toda a equipe da UPA na última sexta-feira, dia 18, quando deu entrada no local uma paciente de 23 anos, alegando fortes dores lombares. Na triagem, os profissionais apontaram que ela poderia estar grávida, possibilidade descartada pela mesma. Após exames, o médico responsável pelo atendimento constatou dilatação e o início do trabalho de parto. Com o apoio da equipe da Sala Vermelha, o parto foi feito no local, o primeiro desde que a UPA começou a funcionar em 2014. Seguindo o protocolo, o SAMU foi acionado em seguida e levou mãe e filha para o Hospital Santa Casa. As duas passam bem.

- Dois reservatórios de 10 mil litros foram doados para as escolas municipais Dona Lúcia Sacomman Junqueira e Rafael Sanches, na zona rural de Poços de Caldas. A doação foi realizada pela Comissão de Saneamento Rural do DMAE. A instalação dos novos reservatórios vai ser nos próximos dias, substituindo os atuais, de cimento amianto, que serão desativados. Além de fornecer saneamento básico, a comissão tem como objetivo promover também saúde e educação ambiental. Recentemente, o DMAE realizou a manutenção do sistema de esgoto da escola Carmélia de Castro, que estava quebrado, sendo que a próxima medida será a construção de uma nova rede.

 

BRASIL

- Em uma rede social, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sugeriu que um navio da ONG Greenpeace pode ter relação com o derramamento de óleo que afeta o litoral do Nordeste desde o final de agosto. Segundo ele, uma embarcação da ONG navegava pela região na época do derramamento. O navio, chamado Esperanza, faz parte de uma campanha internacional que denuncia ameaças aos mares. Mais tarde, durante entrevista coletiva em Sergipe, Salles disse que cabe ao Greenpeace se explicar. O Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, cobrou explicações do Ministério do Meio Ambiente a respeito da fala de Salles.

 

MUNDO

- Um tribunal de Bangladesh condenou 16 pessoas à morte pelo assassinato da estudante Nusrat Jahan Rafi, de 19 anos, queimada viva depois de acusar um professor de assédio sexual. Entre os condenados, estão o diretor da escola e duas de suas colegas de classe. A investigação revelou uma trama para silenciá-la, que envolvia vários homens poderosos de dentro da comunidade. Foi constatado ainda que vários policiais colaboraram com os condenados na divulgação de informações falsas de que Nusrat havia cometido suicídio.

COMENTÁRIOS