https://www.instagram.com/makradio_oficial/?hl=pt-br
On News: confira as notícias dessa terça-feira, 22/10
22/10/2019 00:45 em Novidades

Trabalho da equipe do Programa Municipal DST/AIDS realizou ação de combate à sífilis (Foto: Prefeitura Municipal)

 

CIDADE

- Ao longo do último sábado, dia 19, a equipe do Programa Municipal DST/AIDS esteve presente na esquina das ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas, realizando ação de combate à sífilis. Das 99 testagens feitas, duas apontaram resultados positivos e os pacientes foram encaminhados para o Programa Municipal, para confirmação ou descarte e início do tratamento, se necessário. No local, também foram distribuídos panfletos e preservativos. A sífilis tem cura e o tratamento medicamentoso é oferecido pelo SUS. Em Poços de Caldas, foram registrados esse ano 86 casos da doença, sendo 74 homens e 12 mulheres.

- Está sendo implementada no Hospital Margarita Morales, na zona sul de Poços de Caldas, pesquisa de satisfação semelhante à que já é adotada desde 2018 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A pesquisa é voluntária, com o assistente social explicando a importância do levantamento. Quem aceita, responde o questionário e o coloca em uma urna, sendo que a identidade não precisa ser informada. A pesquisa avalia itens como atendimento da recepção e enfermagem, atendimento dos profissionais de saúde e limpeza e organização do ambiente. No mês de agosto, 66 pacientes participaram e a taxa de satisfação foi de 86,4%. Já em setembro, foram 36 respondentes e a satisfação ficou em 77,8%.

- O DMAE concluiu semana passada as obras de implantação de uma adutora de 300m, interligando os sistemas das estações de tratamento de água ETA 3 e ETA 5. A iniciativa visa reduzir o risco de desabastecimento, especialmente nos bairros que compõem a parte alta da zona oeste de Poços de Caldas, como o Jardim Vitória, Morumbi e Santa Ângela. A ETA 3 não estava conseguindo atender a crescente demanda da região, resultado da verticalização dos bairros. Dessa forma, para evitar a sobrecarga do sistema em épocas de calor, a ETA 5 irá disponibilizar água tratada nessas situações.

 

BRASIL

- O vice-presidente Hamilton Mourão informou que o Exército decidiu disponibilizar a 10º Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Recife, como reforço para as ações de vigilância e limpeza das praias com manchas de óleo no Nordeste. Segundo nota emitida pelo Ministério da Defesa, o efetivo extra irá chegar a 5 mil homens. No último domingo, dia 20, a Justiça Federal em Pernambuco concedeu liminar determinando que o governo federal desse início, em 24 horas, à implementação de uma série de medidas para recolher os resíduos que atingem o litoral e proteger áreas sensíveis do estado.

 

MUNDO

- O Facebook afirmou ter encontrado e removido quatro operações de desinformação, três delas financiadas pelo Irã e uma financiada pela Rússia. A atitude da rede social é parte dos preparativos para reduzir a influência de poderes estrangeiros nas eleições de 2020 nos Estados Unidos. A empresa ainda anunciou que, a partir de novembro, vai começar a cobrir fotos e vídeos que já foram marcados como falsos por checadores independentes. Outra iniciativa anunciada foi um programa para proteger contas que pertencem a candidatos, oficiais eleitos e suas equipes.

COMENTÁRIOS