On News: confira as notícias dessa segunda-feira, 7/10
06/10/2019 22:24 em Novidades

Reunião preparatório para a campanha de vacinação contra o sarampo, que começa nessa segunda (Foto: Prefeitura Municipal) 

 

CIDADE

- Nessa segunda-feira, dia 7, tem início a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A primeira etapa da campanha, até 25 de outubro, será voltada para crianças de seis meses a 5 anos de idade. O dia D de mobilização nacional será 19 de outubro. Está programada ainda uma segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, quando o foco será a população de 20 a 29 anos, com o dia D marcado para 30 de novembro. Na última quinta-feira, dia 3, a Secretaria de Saúde de Poços de Caldas confirmou o primeiro caso de sarampo na cidade. Até o momento, foram 42 notificações, sendo 36 descartadas e o restante aguardando confirmação.

- A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou o calendário do futebol brasileiro de 2020. A grande novidade é a reformulação da Série D do Campeonato Brasileiro, que acontecerá de 3 de maio a 22 de novembro. A quarta divisão nacional será disputada por 64 clubes, divididos em oito chaves de oito equipes, totalizando 14 jogos por time na fase de grupos, com os quatro melhores seguindo para a fase eliminatória. A intenção é ampliar a quantidade de jogos, atendendo uma reivindicação dos clubes, que pediam um calendário mais extenso. Devido ao sexto lugar no Campeonato Mineiro de 2019, a Caldense conquistou vaga para a Série D 2020.

- Entre as atividades relacionadas ao Outubro Rosa, mês voltado para conscientização e prevenção ao câncer de mama, o Shopping Poços de Caldas recebe a exposição fotográfica “Nossos Retratos”. Ao todo, são 18 painéis com mulheres que passam ou passaram por tratamento contra o câncer, acompanhados por textos de jornalistas e escritores da cidade. A iniciativa é uma parceria do shopping com o Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico (Gaapo). Para o dia 24, está previsto o lançamento do calendário 2020 do Gaapo, que busca levantar fundos para o movimento.

 

BRASIL

- No Vaticano, começou no último domingo, dia 6, o Sínodo da Amazônia, encontro de bispos da Igreja Católica, que neste ano vai discutir a Floresta Amazônica. No encontro, estarão presentes temas ambientais, sociais e próprios da Igreja Católica referentes aos nove países da região amazônica: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela e Suriname. Entre os temas previstos, estão a situação das comunidades indígenas e ribeirinhas, o extrativismo ilegal, a violência e o narcotráfico. Há quatro anos, o Papa Francisco, que discursou na abertura do sínodo, lançou uma encíclica com críticas ao modelo de desenvolvimento que destrói o meio ambiente sem compromisso com a inclusão social.

 

MUNDO

- Os casais estrangeiros que não são oficialmente casados poderão, a partir de agora, reservar um quarto juntos em hotéis na Arábia Saudita. Até então, turistas eram obrigados a provar que eram casados se quisessem dividir o mesmo quarto ao se hospedarem. Outra mudança é que as mulheres sauditas também poderão fazer reservas desacompanhadas, apresentando uma carteira de identidade. A decisão visa atrair visitantes ao país, que já anunciou a concessão de vistos de turismo para diversificar seus recursos, totalmente dependentes do petróleo. Até agora, apenas muçulmanos que se dirigiam a Meca tinham direito de entrar no país, além de espectadores de eventos esportivos ou culturais.

COMENTÁRIOS