On News: confira as notícias dessa terça-feira, 24/9
23/09/2019 23:10 em Novidades

Apresentações do Festival Paralímpico emocionaram público que foi à Caldense (Foto: Prefeitura Municipal)

 

CIDADE

- Por decisão unânime, a 7ª Turma da Justiça do Trabalho condenou a Indústrias Nucleares do Brasil S.A. (INB) a pagar indenização de R$ 25 mil a um de seus ex-funcionários. O mecânico trabalhou por dez anos no Complexo Mínero-Industrial do Planalto de Poços de Caldas, hoje em processo de desativação. Mesmo não estando doente atualmente, ele apresentou relatório pericial atestando exposição à radiação sem que houvesse controle por parte da empresa. Foram coletados depoimentos confirmando que o trabalhador não teve instruções sobre o uso devido de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e que resultados de exames de saúde foram omitidos.

- O DMAE informa que, ao longo das últimas duas semanas, cerca de 80 serviços de recomposição asfáltica em buracos foram realizados em todas as regiões da cidade. Nas avenidas Marechal Castelo Branco, na zona leste de Poços de Caldas, e Francisco Salles, no centro, onde ocorrem substituições das redes de água e construção de rede de esgoto, uma empresa terceirizada realiza o serviço de recomposição. Desde a última sexta-feira, dia 20, o estacionamento de ônibus de transporte coletivo na Francisco Salles já está liberado, reduzindo os impactos ao trânsito do local. O material asfáltico utilizado nas obras é disponibilizado pela Prefeitura e pela empresa contratada.

- Poços de Caldas sediou no último sábado, dia 21, o Festival Paralímpico, que reuniu 160 atletas de sete cidades da região para promover o esporte e a atividade física, acontecendo simultaneamente em outras 69 cidades do Brasil. O evento é direcionado para crianças e adolescentes na faixa dos 9 a 17 anos e aconteceu nas dependências da Associação Atlética Caldense, onde foram apresentadas três modalidades: bocha paralímpica, vôlei sentado e goalbal. O Festival Paralímpico 2019 contou ainda com apresentações de dança organizadas por instituições voltadas para pessoas com deficiência.

 

BRASIL

- Entre a última sexta-feira, dia 20, e terça-feira, dia 23, foram registrados em todo o estado do Ceará ao menos 17 ataques criminosos. Ontem, foram incendiados em Fortaleza dois carros da empresa Enel Distribuição Ceará, um carro da Companhia de Água e Esgoto do Ceará e três ônibus do transporte coletivo. A Secretaria de Segurança Pública do estado informou que investiga os fatos, mas não confirmou se fazem parte de uma série de ataques coordenados por membros de facção, como ocorreu em janeiro. Segundo fonte ouvida pelo portal de notícias G1, a hipótese para os ataques é que agentes de segurança impediram um plano de fuga em massa de presídio em Aquiraz, na Grande Fortaleza.

 

MUNDO

- Na última segunda-feira, dia 23, um grupo de 16 jovens ativistas, incluindo a sueca Greta Thunberg, apresentou ao Comitê da ONU para os Direitos das Crianças denúncia contra Brasil, Alemanha, Argentina, França e Turquia. Os jovens alegam que a incapacidade desses Estados de enfrentar a crise climática constitui uma violação dos direitos dos menores de idade. Eles também solicitam que o comitê ordene aos cinco países que protejam as crianças dos efeitos das mudanças no clima. Nessa terça-feira, dia 24, ocorre a Assembleia Geral da ONU, com o governo brasileiro pressionado internacionalmente por não se comprometer com a proteção da Amazônia.

COMENTÁRIOS