On News: confira as notícias dessa terça-feira, 3/9
03/09/2019 00:00 em Novidades

Incêndio recente próximo à Pedra Balão exigiu mais de três horas de trabalho dos bombeiros (Foto: Corpo de Bombeiros)

 

CIDADE

- Durante uma operação de rotina na última segunda-feira, dia 2, a equipe da Ronda Ostensiva com Cães (Rocca), da Polícia Militar, realizou apreensão de drogas no escadão do bairro São João, na zona leste de Poços de Caldas. Um adolescente de 15 anos, já conhecido no meio policial, tentou fugir ao perceber a presença dos oficiais, mas acabou sendo capturado logo em seguida. Com a ajuda da cadela farejadora Athena, foram encontrados uma barra e 11 tabletes de maconha. Também foram apreendidos um telefone celular, R$ 188,00 em dinheiro, sacos plásticos para embalar drogas e uma balança de precisão.

- De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre os meses de janeiro e agosto de 2019 foram registrados 129 incêndios em áreas de vegetação em Poços de Caldas. Em comparação com as 67 queimadas registradas no mesmo período do ano passado, o aumento é de 44%. Somente em um dos incêndios do mês passado, nas imediações da Pedra Balão, foram destruídos 6 hectares de vegetação. Incluindo na conta as ocorrências em edificações, já são 187 incêndios ao longo do ano, incluindo o ocorrido no Casarão do Conde Prates e uma tentativa na capela de Santa Cruz, ambos na semana passada.

- As escolas da rede municipal de ensino de Poços de Caldas realizam, de 2 a 6 de setembro, a Semana de Educação para a Vida. O objetivo é oferecer conhecimentos que não constam no currículo, valorizando a presença da comunidade nas unidades escolares. Serão trabalhados temas que façam a diferença no dia a dia dos alunos, como meio-ambiente, sexualidade e educação financeira, por exemplo. Na Escola Municipal Vitalina Rossi, no bairro Jardim Esperança, na zona sul, o tema é “Solidariedade e empatia” e a programação já teve início, com a entrega de doações arrecadadas pelos próprios alunos para instituições sociais.

 

BRASL

- A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) anunciou o corte de 5.613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir deste mês. Ao todo, a Capes vai deixar de oferecer cerca de 11 mil bolsas e não serão aceitos novos pesquisadores em 2019. Segundo o Ministério da Educação, em 2020 a Capes só terá metade do Orçamento de 2019, enquanto a perda prevista para o ministério como um todo é de 9%. A crise afeta também o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, que suspendeu a concessão de novas bolsas, sendo que os atuais bolsistas ainda correm risco de não receber a partir de setembro.

 

MUNDO

- Na Colômbia, o presidente do partido surgido das Farc após acordos de paz, Rodrigo Londoño, pediu para que ex-guerrilheiros não retomem os conflitos. Em vídeo publicado na semana passada em redes sociais, 20 rebeldes, liderados por Iván Márquez, ex-número dois da guerrilha, anunciaram seu retorno à luta armada, alegando traição dos acordos assinados em novembro de 2016, que encerraram 52 anos de embates. Márquez perdeu o mandato como senador por não ter tomado posse. Seu paradeiro era desconhecido desde o ano passado, quando teve um sobrinho preso e levado para os Estados Unidos para cooperar com investigadores do narcotráfico.

COMENTÁRIOS