On News: confira as notícias dessa terça-feira, 27/8
26/08/2019 22:49 em Novidades

Alunos de Arquitetura da PUC promoveram abraço simbólico no Sobrado do Conde Prates (Foto: Rafael Henrique / Resgatando Poços de Caldas)

 

CIDADE

- As possíveis causas do incêndio ocorrido no Sobrado do Conde Prates, destruindo parte do imóvel histórico no centro de Poços de Caldas, estão sendo apuradas pelas autoridades. Para o Ministério Público, o fogo não foi espontâneo, uma vez que a energia elétrica havia sido cortada. O trabalho para controlar as chamas, na madrugada da última segunda-feira, dia 26, durou mais de cinco horas e foram necessários aproximadamente 70 mil litros de água. Construído em 1886, o sobrado foi tombado em 2016 como patrimônio histórico. O atual proprietário aguardava por autorização para levantar no mesmo terreno um hotel, mantendo parte da estrutura já construída, que seria convertida em um restaurante.  

- Após avaliação, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do departamento de Medicina Veterinária da PUC Poços decidiram sacrificar cavalo abandonado no bairro Jardim Country Club. O episódio ocorreu no último domingo, dia 25, quando o animal caiu no chão exausto e o dono deixou o local sem prestar socorro. Por conta da paralisia das patas traseiras e de uma lesão na medula, o sacrifício foi considerado a melhor medida para amenizar o sofrimento do cavalo que, segundo testemunhas, estaria participando de uma cavalhada. A Polícia Civil irá apurar o caso, registrado como maus tratos.

- Cinco médicos e cinco enfermeiros do Samu de Poços de Caldas participaram do curso ‘Simulação realística em Urgências e Emergências’, promovido no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A capacitação foi possível por meio de parceria entre a Prefeitura, o Ministério da Saúde e o hospital. No Centro de Simulação Realística do Albert Einstein, são realizados cursos que estimulam a prática de situações de emergência. Agora, os profissionais do Samu poderão replicar as informações do curso através do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) a outros profissionais da Rede de Urgência e Emergência do SUS de Poços de Caldas.

 

https://www.facebook.com/UninterPocosDeCaldas/

 

BRASIL

- O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início, na última segunda-feira, dia 26, à Pesquisa Nacional de Saúde 2019. Até fevereiro de 2020, cerca de 1.200 agentes vão visitar 108 mil domicílios distribuídos em mais de 2 mil municípios do país. Feita em convênio com o Ministério da Saúde e em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a pesquisa investiga a prevalência de doenças crônicas e quantifica a população com incapacidade física. O estudo ainda avalia indicadores como sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool, além de abordar questões sobre violência e monitorar a realização de exames preventivos. A previsão é que a pesquisa seja realizada a cada 5 anos.

 

MUNDO

- Na última segunda-feira, dia 26, durante cúpula do G7, o presidente francês Emmanuel Macron foi questionado sobre a possibilidade de definir um "status internacional" para a Amazônia. Em resposta, Macron disse considerar a possibilidade se um estado soberano, como no caso do Brasil, tomar medidas que se oponham ao interesse de todo o planeta. Ainda de acordo com o presidente francês, os líderes do G7 irão destinar cerca de R$ 91 milhões para o combate aos incêndios na floresta. A maior parte do dinheiro seria destinada ao envio de aviões Canadair de combate a incêndios, segundo a agência France Press.

https://www.facebook.com/primorcursos/

COMENTÁRIOS