On News: confira as noticias dessa quarta-feira, 6/2
05/02/2019 22:05 em Novidades

Equipe do Tático Móvel prendeu traficantes que estariam agindo no lugar de quadrilha presa em 2018 (Foto: Polícia Militar)

 

CIDADE

- No último domingo, dia 3, a Polícia Militar prendeu três pessoas por envolvimento com tráfico no bairro Vila Nova, na zona leste de Poços de Caldas. Os policiais receberam denúncias afirmando que novos traficantes estariam agindo no lugar da quadrilha presa pela Operação Audacium ano passado. Em um conjunto de casas da Avenida Coronel Virgílio Silva, foi preso J. C. R., de 42 anos, e foram encontradas porções de maconha e haxixe, além de 65 Reais em dinheiro e dois celulares embrulhados em papel carbono. A partir de outras denúncias, os policiais detiveram L. B. Z. de 22 anos, e uma adolescente, de 17 anos, ambas suspeitas de levar drogas e telefones para o presídio da cidade.

- Foi sepultado na última terça-feira, dia 5, na cidade paulista de Divinolândia, o corpo de Cleusa Bertozi Bras, de 69 anos. Ela foi uma das vítimas de acidente automobilístico ocorrido na véspera, no quilômetro 507 da BR-146, próximo à Bandeira do Sul. Ela chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para a Santa Casa de Poços de Caldas, mas não resistiu aos ferimentos. O carro em que Cleusa estava bateu de frente com outro, em acidente que envolveu outros sete veículos. Mais oito pessoas permanecem internadas na Santa Casa, uma delas em estado grave. A causa do acidente está sendo apurada por perícia técnica.

- Na última terça-feira, dia 5, mais de 1.700 profissionais que atuam na Educação Infantil da rede municipal de ensino participaram, no Espaço Cultural da Urca, do evento que marcou a volta às aulas. O encontro contou com a palestra “Competências socioemocionais e convivência ética”, ministrada pela professora Danila di Pietro Zambianco, mestranda pela Unicamp. O prefeito Sérgio Azevedo realizou a entrega simbólica de 3 mil livros infantis doados pela empresa Leiturinha. Nessa quarta-feira, dia 6, aproximadamente 7 mil crianças de 4 meses a 5 anos de idade retornam às aulas nos 43 Centros de Educação Infantil do município, além das três unidades anexas e cincos unidades conveniadas.

 

BRASIL

- Estudo publicado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluiu que a população afetada pelo rompimento da barragem em Brumadinho corre risco de surto de febre amarela, dengue, esquistossomose e leptospirose. Também há risco de problemas respiratórios e de pele quando a lama começar a secar. Alguns efeitos nocivos podem ser sentidos já nas próximas semanas, embora outros devam ser vistos apenas a longo prazo, como no caso de contaminação por chumbo, cádmio e mercúrio, substâncias que já foram identificados na lama. O relatório aponta também um risco de aumento nas doenças crônicas, por falta de acesso a serviços básicos de saúde.

 

MUNDO

- No encerramento da histórica visita aos Emirados Árabes Unidos, o Papa Francisco celebrou na última terça-feira, dia 5, uma missa ao ar livre para 170 mil pessoas. Mais de 2 mil ônibus transportaram gratuitamente os fiéis locais, a maioria estrangeiros, até a cidade de Abu Dhabi. Após declarar 2019 "Ano da Tolerância", o papa escolheu o país como destino porque o governo se orgulha de ter uma população com mais de 85% de expatriados. Nos Emirados Árabes Unidos, a presença de locais de culto cristãos é tolerada, desde que sejam discretos. Porém, as celebrações públicas são proibidas. Foi a primeira vez que um papa visitou a Península Arábica, berço do islamismo.

COMENTÁRIOS