On News: confira as notícias dessa terça-feira, 5/2
04/02/2019 21:57 em Novidades

Tradição do carnaval de Poços de Caldas, o Banho à Fantasia já está com inscrições abertas (Foto: Prefeitura Municipal)

 

CIDADE

- O prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, empossou na última segunda-feira, dia 4, as chapas escolhidas em Consulta à Comunidade Escolar para a gestão 2019/2022 das escolas municipais. A votação de diretores e vice-diretores do Ensino Fundamental e Médio foi realizada no dia 21 de novembro de 2018, em 24 das 25 escolas municipais, contando com a participação de 2.934 pessoas. Nas 25 escolas da rede municipal que oferecem Ensino Fundamental e Médio, as atividades regulares com os alunos vão começar no dia 18. Para os profissionais da educação, o ano escolar terá início mais cedo, no dia 12, com encontros de planejamento e formação.

- O DMAE e a Vigilância Ambiental, em conjunto com uma empresa especializada, iniciam nessa terça feira, dia 5, um serviço de controle de ratos e baratas na área central de Poços de Caldas. O controle das baratas vai ser feito com aplicação de produtos químicos não prejudiciais à saúde, mas o DMAE recomenda que se coloquem tapetes nos ralos, para evitar que os insetos invadam residências e empresas. Já o controle dos roedores vai ocorrer com produtos específicos, em iscas colocadas nas redes de esgoto. Em algumas ruas, haverá interdição parcial, sendo que agentes de trânsito vão dar apoio a motoristas e pedestres.

- Estão abertas até o dia 15 de fevereiro as inscrições para o Banho à Fantasia, um dos mais tradicionais eventos do Carnaval de Poços de Caldas, sendo realizado há 38 anos. O concurso acontecerá no domingo, dia 3 de março, às 3 horas da tarde, nas piscinas do Country Club. O regulamento das categorias Infantil e adulto já foi publicado no Diário Oficial do Município e está disponível no site da Prefeitura: www.pocosdecaldas.mg.gov.br. A inscrição deve ser realizada do meio-dia às 5 horas da tarde, na Secretaria Municipal de Turismo, localizada na estação Fepasa/Mogiana.

 

BRASIL

- O ministro da Justiça, Sérgio Moro, apresentou na última segunda-feira, dia 4, um projeto de lei anticrime com o objetivo de dar mais efetividade no combate à corrupção, crime organizado e crimes violentos. Entre os itens de destaque do texto, estão a prisão após condenação em segunda instância como regra no processo penal e a criminalização do caixa 2. Outra medida estabelece que as organizações criminosas mais violentas em atuação passem a ser identificadas e nomeadas em lei. O projeto tem propostas de alterações em 14 leis e, para entrar em vigor, deve ser aprovado por deputados e senadores.

 

MUNDO

- Espanha, Alemanha, Reino Unido, França, Suécia, Dinamarca, Áustria, Holanda e Portugal reconheceram na última segunda-feira, dia 4, Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. As declarações de apoio vieram após o fim do prazo dado para que o presidente Nicolás Maduro convocasse novas eleições presidenciais. Semana passada, o Parlamento Europeu já tinha reconhecido o líder oposicionista como presidente e pediu que os países da União Europeia fizessem o mesmo. António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), afirma que a entidade não tomará parte de nenhuma das iniciativas propostas por diferentes países para tentar solucionar a crise.

COMENTÁRIOS