On News: confira as notícias dessa segunda-feira, 4/2
03/02/2019 23:03 em Novidades

Desde setembro do ano passado fiscalização do transporte escolar está a cargo do Detran-MG (Foto: Prefeitura Municipal)

 

CIDADE

- Esse ano, o Carnaval de Poços de Caldas não contará com a Corte Carnavalesca, composta pelo Rei Momo, Rainha do Carnaval e princesas. A prefeitura apresentou como justificativa as dificuldades financeiras. Também será o terceiro ano seguido sem o desfile das escolas de samba. Por outro lado, estão confirmadas atrações como o Banho à Fantasia, a Charanga dos Artistas, os blocos de rua, o Carnabebê, o Carnaval Alternativo e os shows nas praças Dom Pedro 2º e Pedro Sanches e também no Parque José Affonso Junqueira. A verba virá do Fundo do Turismo, cujos recursos são provenientes de concessões, como no caso do Teleférico e do Balneário Mário Mourão.

- Em Poços de Caldas, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), não é mais responsável pela autorização e registro de condutores de veículos destinados ao transporte escolar. Portaria da Polícia Civil, expedida em setembro de 2018, passou a função para o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Os 250 veículos de transporte escolar do município já estão sendo inspecionados pelo órgão estadual, que faz a averiguação da documentação, checa as condições do veículo e também os itens de uso obrigatório. Como as mudanças são recentes, os pais de alunos ainda podem entrar em contato com o Demutran para esclarecer dúvidas pelo telefone 3697-5352.

- Está suspenso por tempo indeterminado o posto de serviços da Polícia Militar que funcionava na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), localizada na Rua Rio de Janeiro, número 100, no centro de Poços de Caldas. No local, era possível registrar boletins de ocorrências mais simples, como a perda de documentos. Sendo assim, a orientação é que a população se dirija até a base móvel, que fica estacionada na Rua Assis Figueiredo, na altura do número 1.714. De segunda à sexta-feira, a base funciona das 8 horas da manhã até as 8 horas da noite. Aos sábados, domingos e feriados, e expediente é das 8 horas da manhã até as 6 horas da tarde.

 

BRASIL

- Segundo levantamento feito pelo portal de internet UOL, o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho é pelo menos a décima do tipo no Brasil no atual século. Entre 2001 e 2018, tragédias semelhantes custaram 65 vidas, sendo que 4 dos 10 casos listados ocorreram em Minas Gerais. Segundo os relatórios de segurança de barragens da Agência Nacional de Águas (ANA), 24 rompimentos foram registrados entre 2011 e 2017. Desde o último domingo, dia 3, 60 oficiais e dois helicópteros da Força Nacional estão participando das buscas em Brumadinho, juntando-se aos 300 homens e 22 cães farejadores coordenados pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

 

MUNDO

- Os destroços do avião que transportava o jogador de futebol argentino Emiliano Sala foram encontrados no último domingo, dia 3. A aeronave havia desaparecido duas semanas atrás enquanto sobrevoava o Canal da Mancha, entre a França e o Reino Unido. As buscas pelo avião chegaram a ser encerradas em 24 de janeiro. Dois dias depois, a família do atleta disse que seguiria com as buscas com recursos financeiros de uma campanha realizada pela internet. Dias antes do acidente, Sala teve a transferência confirmada do Nantes, clube francês, para o Cardiff City, que disputa o Campeonato Inglês.

COMENTÁRIOS