On News: confira as notícias dessa quinta-feira, 31/1
30/01/2019 21:57 em Novidades

Reunião no gabinete do prefeito Sérgio Azevedo confirmou a cessão do monotrilho para a prefeitura (Foto: Prefeitura Municipal)

 

CIDADE

- Em coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira, dia 30, foi anunciada oficialmente a concessão do monotrilho para a prefeitura de Poços de Caldas. Além do prefeito Sérgio Azevedo, o encontro contou com a presença de Joel Junqueira Ferreira, representante da empresa J. Ferreira, que detinha a concessão desde 1981, quando começaram as obras. Incialmente, a empresa teria 10 anos para a construção, além do direito à exploração do negócio pelos 50 anos seguintes. Segundo o prefeito, o objetivo agora é avaliar a estrutura, para eventualmente reativar o projeto, desde que com apoio da iniciativa privada.

- De acordo com o vereador Professor Carlos, presidente da Câmara Municipal, está prevista audiência pública sobre a segurança de barragens em Poços de Caldas e região. Um requerimento deverá ser apresentado na primeira sessão ordinária do ano, quando será definida a data da audiência, que deverá contar com representantes de outros municípios. Atualmente existem na cidade 17 barragens, das empresas Alcoa, Ferrero do Brasil, General Cable, M&G Fibras Brasil e Mineração Curimbaba. Todas têm estabilidade garantida por auditorias.

- Após reunião entre a prefeitura de Poços de Caldas e gestores das escolas, ficou definido que as aulas do Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Pós-médio da rede municipal terão início no dia 18 de fevereiro. A mudança no início do ano letivo para 6 de março, após o Carnaval, chegou a ser considerada, por conta no atraso dos repasses de verbas pelo governo estadual. As aulas da educação infantil retornam mais cedo, na próxima quarta-feira, dia 6 de fevereiro. Ao todo, a rede municipal atende aproximadamente 20 mil alunos, em 25 escolas e 43 centros de educação infantil, além de 5 unidades conveniadas.

 

BRASIL

- Nessa quinta-feira, dia 31, o presidente Jair Bolsonaro irá se reunir com os ministros do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O encontro irá discutir as próximas ações relativas ao rompimento de barragem da mineradora Vale em Brumadinho. O Ministério do Desenvolvimento Regional publicou no Diário Oficial da União recomendação para que, em 90 dias, empresas responsáveis por barragens apresentem revisões de planos de segurança. Aa ações da Vale na bolsa de valores subiram mais de 8% após a empresa divulgar um plano de ação de 5 bilhões de Reais, destinado a desativar 10 barragens semelhantes à de Brumadinho.

 

MUNDO

- Na Venezuela, a chegada a Caracas de um avião de passageiros da Rússia desencadeou diferentes rumores nas redes sociais. O Boeing 777, da empresa aérea russa Nordwind Airlines, foi posicionado em um espaço particular do aeroporto, como mostram fotos da agência de notícias Reuters. Na internet, surgiram rumores de que a aeronave levava mercenários, iria escoltar o presidente Nicolás Maduro ao exílio ou estava carregada de ouro. Na semana passada, a Reuters noticiou que agentes militares privados, que realizam missões secretas para Moscou, voaram até a Venezuela para reforçar a segurança de Maduro.

COMENTÁRIOS