On News: confira as noticias dessa quarta-feira, 30/1
29/01/2019 21:27 em Novidades

Um total de 15 blocos de rua irá fazer parte da programação de Carnaval em Poços de Caldas (Foto: Prefeitura Municipal)

 

CIDADE

- Em áudio que circula pela rede social Whatsapp, Paulo Tadeu, ex-prefeito de Poços de Caldas e atualmente vereador, afirma que as barragens da Alcoa e da INB não oferecem risco à população da cidade. Ele alega ter familiaridade com o assunto, citando a Gestão Integrada de Recursos Hídricos, introduzida durante seu mandato como prefeito, entre 2001 e 2004. O estado de Minas Gerais tem hoje 698 barragens cadastradas na Fundação Estadual do Meio Ambiente. São 45 somente no Sul de Minas, 7 delas em Poços de Caldas, sendo que todas passaram por auditoria da Agência Nacional de Mineração (ANM). Duas barragens da INB em Caldas não foram aprovadas pela agência.

- Na última segunda-feira, dia 28, um foragido da Justiça foi preso no Fórum de Poços de Caldas enquanto acompanhava uma audiência dos irmãos. O homem de 44 anos foi reconhecido por uma escrivã, que avisou a Polícia Militar. Ele foi condenado a 32 anos de prisão pelo estupro de duas crianças e desde 2012 era procurado. Semana passada, uma mulher acabou sendo presa na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ao tirar um atestado de antecedentes criminais, quando foi constatado que ela era procurada por tráfico. Também na semana passada, uma aposentada foi detida ao prestar queixa de assalto. Pelo sistema informatizado, os PMs descobriram um mandado de prisão em aberto.

- Ao todo, foram inscritos 15 blocos de rua para o Carnaval em Poços de Caldas: Ágape 365, Bloco das Misses, Bloco da Vila, Bloco da Tine, Folia Nacional Inn, Gatinho – Um Bloco Animal, Liga da Justiça, New York Pub, Passarodo, Pregados no Sound Car, River Bloco, Tá Pequeno Mas Vai Crescer, Tico Preto, Vermelho e Preto e Viajando na Folia. Quem quiser participar pode entrar em contato diretamente com os organizadores nas páginas dos blocos no Facebook ou com a Secretaria de Turismo, pelo telefone 3697-2300. O desfile dos blocos irá de sábado, dia 2 de março, até terça-feira, dia 5, a partir das 5 horas da tarde.

 

BRASIL

- Três funcionários da Vale e dois engenheiros terceirizados que atestaram a estabilidade da barragem rompida em Brumadinho foram presos na última terça-feira, dia 29. Os dois engenheiros trabalham para uma certificadora alemã e foram detidos em São Paulo pela Polícia Civil do estado. Também foram apreendidos documentos que podem confirmar a suspeita de que eles teriam fraudado os laudos técnicos. A ordem de prisão temporária tem validade por 30 dias e foi expedida pela Justiça de Minas Gerais. Na sentença, a juíza Perla Brito afirma não acreditar que barragens assim se rompam sem sinais prévios e avalia que existiam meios de evitar a tragédia.

 

MUNDO

- O diretor nacional de Inteligência dos Estados Unidos, Dan Coats, disse ser improvável que a Coreia do Norte abra mão de fabricar armas nucleares. A avaliação de Coats foi parte de depoimento perante o Senado e vai em direção oposta ao que declara o presidente Donald Trump, que se encontrou com Kim Jong-Un, líder norte-coreano, em junho de 2018. Coats reconhece que a Coreia do Norte suspendeu os testes com mísseis e desmontou parte das instalações nucelares, mas afirma que os armamentos são vistos pelos líderes locais como essenciais para o regime. Trump e Kim devem se encontrar novamente no fim de fevereiro.

COMENTÁRIOS