On News: confira as notícias dessa quinta-feira, dia 3/1
02/01/2019 22:17 em Novidades

A morada das araras é uma das principais atrações do Zoo das Aves, com mais de 50 espécimes (Foto: Facebook / Zoo das Aves)

 

CIDADE

- A Líder Seguradora, responsável pelo seguro DPVAT, emitiu nota de esclarecimento a respeito do pagamento da taxa. Mensagens que circularam pelo Whatsapp afirmavam que até a última quarta-feira, dia 2, era possível efetuar o pagamento com desconto no estado de Minas Gerais. A seguradora esclareceu que os valores do DPVAT são definidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e são válidos para todo o Brasil. Houve, na verdade, uma redução média de 63,3% com relação aos preços de 2018, independentemente da data de pagamento. O DPVAT deve ser pago junto com a primeira parcela ou parcela única do IPVA, sendo cobrado o valor de 16 Reais e 21 centavos para automóveis e 84 Reais e 58 centavos para as motos.

- Já está sendo cobrado o novo preço para as refeições servidas no Restaurante Popular de Poços de Caldas. A partir de agora, os frequentadores irão pagar o valor de 5 reais e 50 centavos pelo prato de comida. Apenas os usuários inscritos no Programa Bolsa Família e aposentados que recebem até um salário mínimo continuarão a pagar o valor anterior, de 2 Reais, subsidiado pela Prefeitura. Nesse caso, é necessário providenciar uma carteirinha, dirigindo-se ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região onde a pessoa mora, levando documentação pessoal e uma foto 3×4.

- Morreu na última quarta-feira, dia 2, Luiz Henrique Macedo, mais conhecido como Macedão. Entre os anos de 1998 e 2006, ele ocupou por sete vezes o cargo de Rei Momo do carnaval de Poços de Caldas. Macedão faleceu aos 60 anos de idade, no Hospital da Unimed, onde estava internado por conta de um câncer. Nascido no bairro Cascatinha, interessou-se pelo carnaval desde cedo, sendo integrante da escola de samba Vivaldinos da Vivaldi.

- O Zoo das Aves está com uma programação especial para o mês de janeiro, por conta das férias escolares. Durante todo o mês, de quinta-feira a domingo, as crianças poderão acompanhar a alimentação dos animais, criar histórias coletivas, fazer origamis, brincar de tabuleiro humano e aprender a produzir tinta ecológica. O Zoo das Aves funciona das 9 horas da manhã até as 5 horas da tarde e fica na Rua Antonio Bortolan, número 910, no bairro Bortolan, na zona oeste de Poços de Caldas. Mais informações pelo telefone 3714-4566.

 

BRASIL

- Ao longo da última quarta-feira, dia 2, ocorreram as cerimônias de posse dos ministros do governo de Jair Bolsonaro. O presidente compareceu às solenidades de apenas 5 dos 22 nomeados: Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral da Presidência, general Carlos Alberto dos Santos Cruz, da Secretaria de Governo e general Augusto Heleno, da Segurança Institucional. O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a sua gestão será centrada na abertura da economia, simplificação de impostos, privatizações e reforma da Previdência. Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, reiterou que suas prioridades serão o combate à corrupção e violência.

- O principal indicador da bolsa de valores brasileira, a B3, fechou a última quarta-feira, dia 2, alcançando 91.012 pontos, recorde histórico. O bom desempenho foi puxado pelas ações da Eletrobrás, que chegaram a subir quase 20%, após o ministro de Minas e Energia, o almirante Bento Albuquerque Júnior, afirmar que dará prosseguimento ao processo de capitalização da companhia. Após a emissão de papéis, a União ficaria com menos de 50% das ações da estatal e não teria mais o controle da empresa. O projeto que permitiria a operação, no entanto, não foi apreciado pelo Congresso ainda em 2018.

 

MUNDO

- A visita de duas mulheres ao templo hindu de Sabarimala resultou em vários protestos na última quarta-feira, dia 2, no estado de Kerala, na Índia. Canais de televisão mostraram os tumultos sendo dispersados pelas autoridades com uso de gás lacrimogênio e canhões d’água. Em setembro de 2018, a Suprema Corte do país ordenou a suspenção da proibição da entrada no templo de mulheres e meninas entre 10 e 50 anos de idade. Desde então, tentativas anteriores de visitas femininas ao local foram impedidas por devotos que apoiam o veto. O tema deverá estar presente nas eleições gerais indianas, que acontecem em maio.

COMENTÁRIOS