On News: confira as notícias dessa sexta-feira, 30/11
29/11/2018 22:04 em Novidades

Iluminação é um dos destaques do Natal e será inaugurada oficialmente nessa sexta-feira (Foto: Prefeitura Municipal)

 

CIDADE

- Há 36 anos atendendo em Poços de Caldas, a Associação de Assistência aos Deficientes Visuais (AADV) enviou ofício para a Câmara Municipal relatando uma possível suspensão dos atendimentos em dezembro. A entidade alega ter uma pendência financeira com a Prefeitura referente ao repasse de verbas entre os meses de setembro de 2017 a fevereiro de 2018. O valor devido ficaria em torno de 118 mil Reais. Para honrar os compromissos com funcionários e impostos, a AADV, que atende atualmente mais de 90 deficientes visuais, afirma ter usado recursos do próprio caixa, que já se encontra esgotado.

- No próximo sábado, dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, uma tenda do Programa Municipal DST/Aids estará na esquina das ruas Assis Figueiredo com Prefeito Chagas das 8 horas da manhã até o meio-dia. No local, estará ocorrendo panfletagem, distribuição de preservativos e testes rápidos para o vírus HIV. Dentro da programação do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a Aids, inciativas semelhantes estão previstas para a UPA, no dia 7, para o Hospital Margarita Morales, no dia 10, para o Hospital da Zona Leste, no dia 14, e para a Unidade Básica de Saúde do Country Club, no dia 19.

- Foram prorrogadas até as 7 horas da noite dessa sexta-feira, dia 30, as inscrições para o Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros. Serão 500 vagas para toda Minas Gerais, sendo 418 para candidatos do sexo masculino e 47 para o sexo feminino. Os pré-requisitos incluem ensino médio completo, altura mínima de 1 metro e 60 centímetros, ter aptidão física e ser aprovado em avaliação psicológica e toxicológica, além de não possuir tatuagem que fique visível quando vestindo os uniformes da Corporação. As inscrições devem ser feitas no site www.gestaodeconcursos.com.br. A taxa de inscrição é de 81 Reais e 96 centavos e o salário pode passar de 4 mil Reais.

- Acontece nessa sexta-feira, dia 30, a partir das 7 horas e meia da noite, na Praça Pedro Sanches, a Parada de Natal. Ao todo, irão desfilar as bandas marciais de 9 escolas municipais no evento que marca a inauguração da iluminação natalina. Ao longo de dezembro, a Casa do Papai Noel, na estação Fepasa/Mogiana, estará aberta aos sábados e domingos, das 8 às 10 horas da noite. Outras atrações incluem a Caravana de Natal, na próxima terça-feira, dia 4, e o 4º Festival de Presépios Criativos, do dia 13 a dia 23. Tanto a decoração quanto os eventos possuem recursos do Fundo Pró-Turismo, previamente destinados para esta finalidade.

 

BRASIL

- A Polícia Federal prendeu na última quinta-feira, dia 29, Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro. Segundo os investigadores da Operação Boca de Lobo, desdobramento da Operação Lava Jato, Pezão não só fez parte do esquema de corrupção do ex-governador Sérgio Cabral como também desenvolveu um mecanismo próprio de desvios quando seu antecessor deixou o poder. Segundo o Ministério Público Federal, há provas documentais do pagamento em espécie a Pezão de quase 40 milhões de Reais entre os anos de 2007 e 2015. A Operação Boca de Lobo decorreu de colaboração premiada homologada no Supremo Tribunal Federal e de documentos apreendidos com um dos investigados na Operação Calicute.

- No Brasil, a expectativa de vida ao nascer era de 76 anos em 2017, segundo dados do IBGE divulgados na última quinta-feira, dia 29. Trata-se de um aumento em relação ao levantamento de 2016, quando o índice chegou a 75,8 anos. Em 1940, a expectativa de vida dos brasileiros era de 45,5 anos e, desde então, vem aumentando continuamente. No caso das mulheres, a expectativa de vida atual chega a 79,6 anos, enquanto, para os homens, é de 72,5 anos. Segundo o IBGE, a diferença pode ser explicada pela maior taxa de homicídios, suicídios, acidentes de trânsito e outras mortes não naturais entre o público masculino.

 

MUNDO

- No Reino Unido, a operadora de pubs Greene King afirma que teve um aumento no seu lucro ao longo dos últimos seis meses, o que atribui às discussões sobre o Brexit, o processo de desligamento dos britânicos da União Europeia. A empresa disse que as vendas comparáveis da Pub Company, por meio da qual administra sua cadeia de 2.900 bares, restaurantes e hotéis, aumentaram 2,7% no período. Ao mesmo tempo, a Greene King reforça que está fazendo planos contingenciais para se proteger de problemas caso o Reino Unido saia da União Europeia em março de 2019 sem um acordo.

COMENTÁRIOS