On News: confira as notícias dessa quarta-feira, dia 28/11
27/11/2018 22:31 em Novidades

Bombeiros precisaram resgatar corpo em local de difícil acesso na usina Antas II (Foto: Corpo de Bombeiros)

 

CIDADE

- Na noite da última segunda-feira, dia 26, oficiais do Corpo de Bombeiros resgataram o cadáver de Mauro Domingos Beraldo, de 48 anos, encontrado na área da barragem de rejeitos da usina Antas II, no complexo Cascata das Antas, zona oeste de Poços de Caldas. Mauro é da cidade de Andradas e foi avistado por operários da usina após o fechamento da barragem. A equipe de salvamento dos bombeiros precisou de cordas e escada para chegar ao corpo e retirá-lo do local. A causa da morte será apurada por perícia da Polícia Civil.

- O Sindicato do Comércio de Bens e Serviços (Sindicomércio) definiu os horários especiais para o Natal em Poços de Caldas. Entre os dias 3 e 11 de dezembro, os estabelecimentos estarão abertos de segunda-feira a sábado das 9 horas da manhã até as 8 horas da noite. Entre os dias 13 e 22, o horário de segunda-feira a sábado se estende das 9 horas da manhã até as 10 horas da noite. Nos dias 9 e 16, dois domingos, será das 10 horas da manhã até as 5 horas da tarde. No dia 23, também um domingo, os estabelecimentos abrem das 10 horas da manhã até as 6 horas da tarde. No dia 24, véspera de Natal, o comércio funciona das 9 horas da manhã até as 6 horas da tarde.

- Foi realizado na última terça-feira, dia 26, o julgamento do caminhoneiro Dercy Milani, envolvido no atropelamento que matou o motoboy Paulo André dos Santos, na época com 37 anos. O atropelamento ocorreu em dezembro de 2014, no bairro Jardim Elvira Dias, zona oeste de Poços de Caldas, momentos após uma discussão de trânsito entre o caminhoneiro e a vítima. Paulo André acabou morrendo na hora. Os sete jurados votaram pela condenação do caminhoneiro e a pena foi estipulada em 12 anos e 6 meses de prisão por homicídio qualificado. Dercy Milani ainda poderá recorrer em 2ª instância em liberdade.

 

BRASIL

- O Brasil registrou uma redução de 16% no número de detecções de Aids nos últimos seis anos, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Em 2012, a taxa de detecção era de 21,7 casos por cada 100 mil habitantes. Em 2017, foram 18,3 casos para cada 100 mil habitantes, uma queda de 15,7%. Também houve queda de 16,5% na taxa de mortalidade pela Aids nos últimos quatro anos, passando de 5,7 mortes por 100 mil habitantes em 2014 para 4,8 mortes por 100 mil habitantes em 2017. De 1980 a junho de 2018, o Brasil registrou mais de 926 mil casos de Aids, uma média de 40 mil novos casos por ano. Atualmente, o país tem 866 mil pessoas portadoras do HIV ou com Aids, das quais 92% estão com o vírus indetectável.

 

MUNDO

- Mais de 100 autoridades e cientistas chineses disseram em carta aberta que o uso da tecnologia CRISPR-Cas9 para editar os genes de embriões humanos é arriscado, injustificado e fere a reputação e o desenvolvimento da comunidade biomédica chinesa. O documento é uma resposta ao pesquisador He Jiankui, que disse ter criado os primeiros bebês geneticamente editados no mundo, duas meninas gêmeas que assim seriam imunes ao vírus HIV. Ainda não há uma confirmação científica do feito de He Jiankui, uma vez que ele não publicou artigos científicos em revistas prestigiadas ou desconhecidas.

COMENTÁRIOS